25 junho 2013

Ladrões de Elite



Ladrões de Elite é da autora Ally Carter, mesma autora de Escola de Espiãs, e eu ganhei de uma amiga (obrigada, Jô!) que escolheu como presente para mim porque a história, segundo ela, é meio parecida com as de Sherlock (que para quem ainda não sabe, adoro). Na verdade, Ladrões de Elite conta uma história  de investigação de um jeito diferente de como são os contos e romances de Sherlock Holmes, com mais para o lado juvenil.
Fiquei impressionada com a trama que tem como personagem principal Katarina Bishop, uma adolescente nascida e criada em meio a uma família de ladrões de arte, e que precisa encontrar e devolver cinco quadros que foram roubados de um mafioso italiano, para que  possa salvar a pele de seu pai. Para isso ela conta com amigos e familiares para reaver as obras de arte. Depois de reunir sua equipe, Kat viaja o mundo à procura de pistas e dicas para planejar o roubo. Os quadros que são mencionados no livro são de pintores famosos como Degas, Monet, Renoir, Rafael e Vermeer, mas todos eles são fictícios, o que é mais difícil de imaginar e fica menos emocionante na narrativa. Porém, nem tudo em “Ladrões de Elite” é fictício: nele conta que os nazistas, no período um pouco antes da Segunda Guerra, saquearam e roubaram várias famílias da Europa levando com eles inestimáveis obras de arte, e que até hoje, infelizmente, estão desaparecidas. Achei muita originalidade por parte da autora incluir um fato histórico e curioso como esse.



O livro não tem nenhuma ilustração específica, mas enquanto a história vai se desenrolando e os personagens viajando pelas cidades, as páginas se dividem em partes em contagem regressiva, com uma ilustração de mapa ao fundo, que achei muito fofo e contribui com beleza para a parte física do livro. O mesmo não posso dizer da capa. Ela não me chamou muita atenção, achei a fonte usada no título muito óbvia.
Ao todo, o enredo é muito bom, pouquíssimos (quase inexistentes) erros gramaticais, e fiquei animada e ao mesmo tempo decepcionada pelo desfecho da trama. Quatro de cinco estrelas!!

Ladrões de Elite é da editora Arqueiro e tem 240 páginas!


Beijos, Amanda. ;*

Um comentário:

  1. Adorei, quero ler! Adoro historias de investigação estilo Sherlock HUAHU
    ;*

    ResponderExcluir