01 julho 2013

Sobre livros e como eles são lidos



Valorizo uma estante com muitos livros, todos eles bem preservados, sempre limpos e organizados. Mas valorizo ainda mais quando estão um pouco gastos, meio riscados, e com tags marcando suas páginas.

Gosto dos que são lidos não somente com amor, mas com compreensão e com opiniões. Histórias que são discordadas por seus leitores, que são questionadas. Não que são lidas e são postas na estante na esperança de que o dia de serem relidas chegue logo. Deixe-os que sintam sua presença e sua opinião. Se você concorda ou não. Sempre que leio um livro tenho ao meu lado um lápis, um marca-texto e adesivos para tags, para que seja possível conversar com ele. Se não tenho esse material às mãos, faço uma orelha. Sim, porque isso não vai machucar a página e muito menos a mim. Sinto-me como se eu estivesse criando novos diálogos, e aí a gente conversa juntos. Depois que leio um livro deixo-o com a aparência de que ele foi realmente lido. Minha estante não se parece com uma livraria. Em prateleiras de livrarias não têm ideias, citações, lembretes e letras de música escritos nas páginas. Muito menos um cartão de visita de alguém transformado em marca páginas que um amigo esqueceu lá depois de ele ter devolvido o livro que você o emprestou. Além da própria estória, escrevo mais uma por cima. Para aqueles de histórias em quadrinhos e ilustrações em preto e branco, dou minha própria cor a eles. Para aqueles que têm um lugar para anotações no final, desenho os personagens.

E quem nunca leu em voz alta? Aquele momento que você começa a xingar o personagem por ele ser tão burro e começa a conversar que, se fosse você no lugar dele, faria uma coisa totalmente diferente. Quem nunca leu mais rápido sem perceber porque estava acompanhando uma perseguição policial que estava acontecendo, ou quem nunca chorou num capítulo ou no fim do último. Deixo uma dica: deixe que as lágrimas caiam sobre as páginas. Mais tarde elas secarão e quando você for limpar sua estante, irá folhear todos os livros e achar em algum deles aquelas duas marcas redondas de gotas secas e amareladas. Você vai sorrir. Talvez você possa até chorar novamente e aí adicionará mais duas marcas.
E por que não deixar o perfume? Um dia tirei um livro da prateleira para relê-lo e notei que ele não tinha mais aquele cheiro de novo ou aquele cheiro de guardado. Ele tinha um perfume, que não sei de onde surgiu ou como foi parar lá. Talvez tenha sido o perfume da minha emoção que foi exalado na época que o li pela primeira vez e por lá ficou. Ou então simplesmente guarde uma flor entre as páginas e depois de meses abra-o e veja a beleza que é uma flor dentro de um livro.

Para alguns, o que eu recomendo é uma atrocidade, quase um assassinato. Meus livros não são malcuidados, eles são livres, assim como eu, para rabiscar!

Beijos.
Amanda

12 comentários:

  1. Adoreeeeeeei o texto, vontade de abraçar hahahahaahah! ainda que relute em deixar marcas duráveis nos meus livros.

    prefiro os lápis e marcadores, pois minhas ideias e opiniões mudam muito depressa! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beea! <3 As minhas de vez em quando mudam, mas é bom ver depois de um tempo aquela sua opinião antiga e perceber que (felizmente) ela mudou!

      Excluir
  2. Adoreii! Também sou assim, gosto de rabiscar e destacar trechos que eu acho importante/lindo/interessante *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu escrevia num caderninho, mas sempre acabava perdendo. ;)

      Excluir
  3. Tenho uns livros "rabiscados" da época que estava escrevendo minha monografia e hoje acho curioso reler as minhas anotações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da monografia são todos rabiscados mesmo, impossível não puxar uma setinha do lado!

      Excluir
  4. Que texto maravilhoso, amo ler mas não tenho o hábito de escrever, destacar trechos ou marcar paginas! Mas acho que vou passar a fazer isso, tanta coisa que lemos e gostamos depois deixamos de lado e acabamos "esquecendo"!

    Adorei o blog de vocês! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que você gostou, Alice. Também penso como você, foi assim que eu comecei a rabiscar os meus livros!
      Abraço!

      Excluir
  5. Aiiiiin, é ótimo marcar aquela página onde você encontrou a frase que mudou seu jeito de pensar, sua maneira de ver o mundo, as pessoas, TUDO! Ás vezes tenho peninha dos meus livros, todos rabiscados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De ver eles todos rabiscados nem tenho pena, mas tenho pena de trocá-los. Isso sim dá um pouquinho de pena. Beijoo!

      Excluir
  6. meeeu ainda nao consegui me acostumar com escrever emlivros.. atelivros da faculdade eu deixo direitinho e anoto tudo num caderninho sabe..marco com tag mas escrever ainda nao rola hahaha mas adorei teu texto!!

    ResponderExcluir