13 setembro 2015

Divergente (livro)

Desde que terminei de ler a trilogia Jogos Vorazes, fiquei com abstinência e que demora pra estrear a esperança parte 2 percebi que precisava de alguma coisa que suprisse isso tudo. Imediatamente fui à livraria mais próxima e comprei:


Comecei a ler Divergente porque é uma distopia bastante comparada à série Jogos Vorazes. É impossível não comparar as duas séries, ainda mais quando são histórias semelhantes.

Pois bem. Divergente é o primeiro livro da série e conta uma história futurista, que se passa na cidade de Chicago, onde a cidade e seus habitantes são divididos por facções - abnegação, audácia, erudição, amizade e franqueza. No primeiro terço do livro fala-se mais nessas facções e como são feitas as iniciações - tipo um teste de aptidão que cada pessoa deve passar quando se escolhe a facção que deseja viver. Para saber e escolher a qual facção você pertencerá, cada jovem de 16 anos passa por um teste psicológico e o resultado diz em qual você mais se encaixa. E uma pessoa que se encaixa em todas elas, é chamada de Divergente.

Uma coisa que eu não entendi muito bem e não achei tão necessário, é o fato de, mesmo se o resultado do teste foi a facção x, a pessoa poderia escolher qualquer uma, independente do resultado que desse. Talvez fosse apenas uma desculpa para identificar Divergentes, mas não me convenceu muito.

Depois disso, começa uma nova parte do livro, ao meu ver, a parte mais inteligente. 

Veronica Roth foi feliz ao idealizar para a série uma disputa de poder entre as facções, e mesmo assim, a história não fica pesada nem chata de se ler, pois para que o livro não fosse apenas uma imaginação política do futuro, ela acrescentou à história um romance entre os personagens principais do livro, Tris e Quatro.

Ao todo, a leitura do livro é bastante leve e teria lido em uma semana - isso porque leio devagar - se não fosse a faculdade e a minha sede por filmes. O livro é daqueles que se compra pela capa, de tão linda que é, com o símbolo de uma das facções. Os capítulos não têm um volume específico. Alguns são grandes e outros são menores, mas até mesmo os grandes são lidos sem nem perceber.
Trouxe alguns trechos do livro para servir de "degustação" e dar mais vontade de ler!


"O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez." 
(página 72)

"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela." 
(página 111)

"Porque o medo não faz com que você se apague, ele faz com que você acenda. Já vi isso acontecendo com você. É fascinante." 
(página 327)

"Nós acreditamos na coragem, na ação, em sermos livres e em aprender as habilidade necessárias para expurgar o mal do mundo, para que o bem possa crescer e prosperar. Se você também acredita nestas coisas, nós o recebemos de braços abertos." 
(página 425)

Depois que terminei o livro, no mesmo dia assisti o filme, e no outro dia já fui assistir Insurgente, o segundo filme da série (oops!). É viciante! 5 estrelas para o livro!


Divergente é da editora Rocco e tem 504 páginas.


Me adiciona lá no Skoobeu nunca te pedi nada ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário