05 maio 2014

Recife de belezas soberbo estendal


Demorei a dar um título a esse post, demorei mais ainda pra saber como começar. A verdade é que tenho uma relação de amor e ódio pelo Recife. "Ruim com ela, pior sem". E nada enche mais mais meu coração de felicidade do que conhecer cada cantinho bom que a cidade tem. 

No domingo passado (04/05) fui dar uma passeada pelo centro e pelo Recife Antigo, que há tempos tinha vontade de fazer um tour completo. Peguei meu mapa, aproveitei que a chuva tinha dado uma trégua. E fui.
Com minha humilde camerazinha nas mãos, fotografava tudo que eu achava interessante. Mas melhor que fotografar é parar e ficar observando. Tem coisas e lugares pela cidade que não se transmite a beleza que eles têm por fotografias. Resolvi então compartilhar as fotos desse tour!

Comecei pela Praça da República, que fica no meio do Palácio do Governo, Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel. Tava cedinho, e nenhum deles tinha aberto para visitação ainda, então tirei uma foto e voltaria depois!

Entrada do Teatro de Santa Isabel

Em toda rua, praça, monumento, prédio da cidade que estejam ligados a algum contexto histórico, há uma plaquinha dizendo informações sobre eles.

 Depois fui andando rumo ao centro!




Fotos da Ponte de Ferro ou Ponte da Boa Vista

Igreja de N. Senhora do Rosário




Esse monumento fica na Praça 1817 (nomeada em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817). Nele estão os bustos de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que realizaram em 1922 a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

 E agora, o Recife Antigo:

Caixa de correio antiga em frente ao Centro Cultural dos Correios


Do Marco Zero, com vista para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand

Passei pela Caixa Cultural, onde estava acontecendo duas exposições: uma de fotografia, e outra em homenagem a Vinícius de Moraes.



Fotos do chão e do teto de vidros da Caixa Cultural

Trecho do poema "O Haver" de Vinícius de Moraes, em exposição

Cartão da exposição "Recife [é um] porto", com fotografias lindíssimas!




No Centro Cultural dos Correios também estava acontecendo duas exposições. Essa sala é da exposição do "Abril Pro Rock", com pôsteres dos anos 80 e 90 de bandas e cantores nacionais e internacionais.

E agora minha parte preferida da andança:





"Túnel do 'capiroto' "


Eu. hihi
Essas são fotos do "Cais do Sertão", uma galeria feita para homenagear Luiz Gonzaga e os costumes do sertão. O espaço/exposição interage com o público em todas as suas artes. Tem jogo, filmes, histórias e até karaokê e programas de mixagem de músicas! Além disso, há um "laguinho" que se estende por todo o espaço para representar o Rio São Francisco (dá pra ver um pouco dele na primeira foto).

De uma das incontáveis pontes do Recife!


De volta ao Teatro Santa Isabel, agora para conhecê-lo por dentro. Não tinha entrado nele ainda, e a visita guiada, além de conhecer todo o teatro, inclusive os bastidores, ainda conhecemos várias histórias. Ele é simplesmente LINDO!

Esse foi o meu tour pela cidade. Claro, deixei de visitar vários lugares (já tava cansada), mas será sempre um prazer ter que ir de novo pra ver o resto!


:* 

8 comentários:

  1. Post perfeito! <3

    PS: Nunca me levasse ao Teatro de Santa Isabel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia que era aberto pra visitação. Soube no dia lá.

      Excluir
  2. Sair sozinha assim é sempre bom. Inclusive a resolução da tua câmera é muito boa, as fotos saírem bem mais bonitas do que muitas tiradas por profissionais.

    http://aleatoriosdevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaa (acho que é Lilian)! Nem sempre é tão boa, já tô de saco cheio dela rs

      Excluir
  3. apaixonei nessa sua foto do mapinha <3
    lindas fotos! morro de vontade de conhecer centro de Recife <333

    ResponderExcluir
  4. Não sei bem o porquê da sua relação de amor e ódio por tua cidade( mas todo mundo tem) porém achei ela incrível,melhor que a minha cidade natal.Posso te dizer:ela é simplesmente um horror.
    Mas Recife é tão cheia de paisagens lindas, eu nem sabia, que era assim.
    Parabéns Amanda por provar que mesmo com uma máquina simples dá pra fazer fotos encantadoras.
    Mostra mais depois?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "ódio" são os problemas de trânsito, de má administração e segurança como toda grande cidade do país sofre, mas apesar disso tudo, amo muito essa cidade!
      Vou postar mais, sim, sempre que eu fizer novas fotos!
      Muito obrigada pelo comentário! <3

      Excluir