14 abril 2013

Fotografando com compactas

Um dos meus passatempos preferidos é fotografar, só que nunca tive mais que uma câmera compacta para fazer minhas fotos, mas isso nunca me impediu em nada. Só quero deixar claro que sou apenas uma amadora, só faço isso por puro prazer e diversão, nada mais que isso, as dicas que vou colocar aqui são de experiências próprias, e não dicas profissionais.
Dizem que o instrumento principal de um fotógrafo são os olhos, então levei isso ao pé da letra e minha vontade de tirar fotos não parou só porque eu não tenho uma câmera semi-profissional ou profissional (já tirei fotos por câmeras semi-profissionais que deixaram muito a desejar em comparação à minha Sony DSC-S930).

Então vamos às dicas: 
Escolha uma iluminação que favoreça à fotografia que sua câmera tira. Teste a luz antes de tirar e veja se dá certo, uma outra dica também é fotografar à luz do dia. Como as compactas não têm tanta resolução quanto as semi e profissionais, a melhor hora para se tirar fotos é de dia, pois a luz do sol quase não deixa granulados na fotografia.



Já ganhei um concurso cultural com essa fotografia! *-*
Desligue o flash. O flash dessas câmeras não têm tanto alcance e, dependendo da distância, as fotos podem sair muito claras ou muito escuras.

Tire do modo automático. Fuce sua câmera, conheça todas as suas funções e ajuste antes de tirar uma fotografia. Alterar o brilho e o ISO vai fazer com que seus cliques saiam perfeitos!


Tente a função macro. Sabe aquela florzinha? É a função macro da câmera, que consegue fotografar um objeto de perto mantendo o foco no objeto mais perto e desfocando o fundo. São os tipos de fotos que eu mais gosto de tirar!




Explore os ângulos. Não se sinta intimidado(a) só porque você tem uma câmera pequenininha, não pense que deitar-se no chão para tirar fotos de um melhor ângulo é coisa só para quem tem câmeras legais. Eu mesma já me deitei no chão e subi em degraus e praças para fotografar de um melhor ângulo.



Edite a foto. Às vezes o segredo da foto está escondido na sua edição, e esse se trata de tratar as fotos, não de modificá-las, senão vai parecer muito artificial. Não se esqueça de alinhar o fundo!


Então é isso, pessoal! Vocês que estão lendo que não tem uma câmera profissional, aqui estão minhas dicas. Se quiserem saber mais de alguma coisa, estou disposta a tirar dúvidas (mesmo não sendo uma profissional da área)!
Ah, pra quem quiser ver meu Flickr, clique aqui!

Beijinhos,
Amanda.

4 comentários:

  1. Oi Amanda!

    É a minha primeira vez aqui no blog e devo dizer que já adorei tudo o que tive a oportunidade de ver!
    Em especial, amei este post!
    Amo a arte de fotografar, mas confesso que sou muito leiga no assunto. Já tentei assistir tutoriais e vídeos, mas não ajuda muito.

    O que eu mais tenho interesse mesmo é aprender a criar efeitos em fotos, dar a elas um ar mais vintage ou com mais vida...

    Espero futuramente ler um post dedicado a isto *.*

    Beijinhos grandes!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, fiquei muito feliz com seu comentário, e já peguei a dica. Quem sabe eu faça um post sobre isso sim!
      Tem dois sites ótimos de fotografia que eu sempre sigo: o Fotografe uma ideia (http://www.fotografeumaideia.com.br), que é mais técnico e o Lomogracinha (http://http://www.lomogracinha.com.br/). Você devia dar uma olhada!

      Beijoos!

      Excluir
  2. Adorei! Só porque somos amadores ou temos uma cêmera compacta não significa que nossas fotos serão sempre inferiores. Talvez o fotógrafo se sinta inferior e não faça um bom trabalho, mas seguindo as suas dicas ou as dicas dos profissionais e adaptadas à realidade de uma câmera compacta, podemos fazer fotos incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, Jenifer! Como uma pessoa que ama fotografar, sinto falta de uma câmera com mais recursos, como uma DSLR, mas eu com uma compacta não significa que serei impedida de tirar boas fotografias!

      Excluir