06 agosto 2013

Inferno

Desde que Dan Brown anunciou a capa de seu novo livro em sua página no facebook, fiquei ansiosa para ler. Mesmo sabendo anteriormente que seria sobre o Inferno de Dante, fiquei mais contente depois da divulgação da capa, que foi pouco tempo depois que apresentei meu TCC sobre o mesmo tema. Imagina seu autor preferido e você escrevendo sobre a mesma coisa? *-*
Enfim, já li e trouxe uma resenha pra vocês:



Dan Brown aborda mais uma aventura de Robert Langdon em meio a símbolos, literatura e ciência.
Neste novo best-seller, vemos uma estrutura que já estamos acostumados a ver nos livros de Dan Brown: capítulos pequenos, símbolos e textos escritos em fontes diferentes da do texto, que não deixa a leitura nem um pouco cansativa e o leitor sempre preso à história. A tradução está perfeita, o espaçamento do texto está ótimo e as folhas são amareladas.
Dessa vez, Langdon vai à Florença, terra de Dante Alighieri, autor de “A Divina Comédia” que contém o livro do Inferno, para buscar símbolos  e descobrir um enigma baseado no Mapa do Inferno, famosa obra de Botticelli, para salvar a espécie humana. Ele conta com a ajuda de Sienna Brooks, uma médica que faz de tudo para desvendar o enigma em meio a perseguições e pontos turísticos italianos.
Em Inferno, foi dado mais espaço aos personagens, agora podemos dizer que os conhecemos de verdade, porque foram expostos no livro histórias passadas e ideias deles. Assim, o texto se tornou mais descritivo. Até demais. Em alguns momentos da trama temos a impressão de que os elementos da história foram mais descritos com o objetivo de acrescentar mais páginas ao livro e deixar os capítulos um pouco maiores. Mas em se tratando dos monumentos históricos, sempre presentes em seus livros, descrição nunca é demais.
Brown fez uma excelente abordagem de A Divina Comédia, citando trechos e interpretando até os detalhes e mensagens implícitas na obra, assim como os outros assuntos do livro, como o movimento transumanista, a peste negra, entre outros. A gente se sente quase como especialistas na área. 
A capa mostra um pouco dos elementos do livro, com uma imagem central de Dante Alighieri e outra com uma vista de Florença, além da textura de couro, que remete ao inferno. De início, estranhei e não gostei muito, mas depois a gente acostuma e acaba gostando!

Finalmente, um dos melhores livros que eu já li e ótimo para debater. Assim que você termina de lê-lo, fica aflita querendo comentar com alguém de tantas ideias e opiniões que você formou depois da leitura. Cinco estrelas!


"Inferno" é da editora Arqueiro e tem  448 páginas.

5 comentários:

  1. Eu tenho esse livro, mas a lista está enorme e ele vai ter que esperar e muito, beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. To com vontade de comprar esse livro, já li outras resenhas também, a sua ficou ótimaaa, ele livro parece ser bem bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elisa! Compre, você não vai se arrepender, será um dinheiro muito bem gasto! haha. beijos!

      Excluir
  3. Eu quero comprar esse livro, já estava querendo ler e agora mais ainda! Já li Fortaleza Digital dele e tenho todos os outros livros dele já, menos esse, ainda não li os que tenho mas já quero esse!

    ResponderExcluir