14 março 2013

Para entender de moda

Fui na livraria pesquisar uns livros sobre moda, e percebi que mesmo sendo mais acadêmicos, a maioria deles servem para pessoas que entendem pouca coisa sobre esse mundinho, porque tem uma leitura fácil e divertida, e o melhor: cheio de imagens. Selecionei os que eu mais gosto - e os que mais gostei, alguns desses são novos para mim - e resolvi postar aqui. Na minha opinião, os mais legais!


Cronologia da Moda - de Maria Antonieta a Alexander McQueen
NJ Stevenson

Foi lançado recentemente, ainda está na sua primeira edição e estou louquinha para lê-lo. Não é exatamente um livro que conta a história da moda, mas sim mostra como o modo de se vestir mudou conforme o tempo foi passando com influência dos acontecimentos mundiais, como as Grandes Guerras, a música, o cinema e o estilo de vida. A obra funciona mesmo como uma linha do tempo, começando dos vestidos de Maria Antonieta até os figurinos excêntricos de Alexander McQueen - algo meio Lady Gaga, que inclusive, já usou vários modelos da grife. A autora aborda também figurinos de Madonna, Audrey Hepburn e ainda mostra perfis de designers, estilistas, grifes e até a moda de rua.

Editora: Zahar
ISBN: 8537807915


O que é Design de Moda?
Gurmit Matharu

Os livros da editora Bookman são sempre acadêmicos, mas esse qualquer pessoa que seja leiga no assunto vai entender numa boa. Ele destrincha os fatores da indústria da moda, como funciona e quais são os seus principais aspectos e mostra todo o processo do design de moda e os vários estágios de uma coleção. Dá atenção ao uso de peles de animais, a questão ambiental e os métodos adotados pelas fast fashions, além de traçar o perfil dos maiores designers mundiais.


Editora: Bookman
ISBN: 857780853X

Enciclopédia da Moda - De 1840 à década de 90
Georgina O'hara Callan

Na minha opinião, um dos melhores para quem quer entender o conceito das coisas no mundo da moda. Por ser realmente uma enciclopédia, ele não se aprofunda no assunto, é como uma espécie de dicionário. Nele tem mais de 1000 verbetes e aborda os estilistas, fotógrafos, movimentos e expressões do mundo fashion.

Editora: Companhia das Letras
ISBN:8535909567

100 anos de moda
Cally Blackman

Uma das melhores coisas dele é que ele traz muitas imagens, mostra mesmo o que está escrito no livro, você não precisa ficar imaginando ou pesquisando na internet depois de lê-lo. Como os outros, fala dos principais estilistas, como Chanel, Karl Legerfeld, Christian Dior, Jeanne Lanvin, Marc Jacobs entre outros. A principal característica dele é mesmo as fotos que traz.

Editora: Publifolha
ISBN: 8579143608


História do Vestuário
Carl Kohler

Um livro para quem realmente quer entender onde a moda começou e como chegou ao que é hoje. Mostra as vestimentas desde a época pré-histórica até os dias de hoje. Ele é cheio de fotos, desenhos e ilustrações de vestidos e tecidos de cada época. Para mim um dos melhores que fala de história da moda.

Editora: Martins Fontes
ISBN: 8578271130

Sim, moda tem muito mais a ver com trabalhos manuais do que você pensa. Um desses trabalhinhos é costurar, que você  acaba se apaixonando. Achei um livro liiiiindo, que o foco dele não são as roupas, mas outras coisas fofíssimas como bolsas, almofadas, bichinhos e outros. Ele ensina detalhadamente cada costura e você pode aproveitar para aplicá-las nas roupas! E o livro ainda vem com uma folhinha de moldes dos projetos (quem lê a revista Manequim sabe do que eu falo)!

Costure!
Cath Kidston



Editora: A&c
ISBN:  8561749245

Todos os livros foram pesquisados na Livraria Cultura. E aí, curtiram?

Beijos, Amanda.

2 comentários:

  1. Amanda, eu comprei por 10 reais na livraria Leitura no domingo passado.Ele tem 365 páginas. Nem acreditei com o preço.Mas aqui sempre tem promoções que me deixam feliz.
    Eu não tenho nenhum livro de costura nem de moda,não ainda beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi no site da Cultura um usado, que custava 18,90. Gostei dessa Livraria Leitura!

      Excluir