20 agosto 2013

Skoob: experiência de troca


Sei que faz tempo que apareci por aqui, minha irmã está me cobrando, então arranjei um espaço na minha agenda para compartilhar uma gratificante experiência que tive: a troca de livros do skoob.

Muitas pessoas que amam ler têm aquele medo de emprestar seus livros, principalmente pelo fato de que eles podem não voltar para nossas queridas estantes, afinal, nem todo mundo tem os mesmos cuidados que os leitores com seus livros. Mas às vezes, temos que ser um pouco altruístas (sim!) e levar nosso conhecimento à todas as pessoas, do jeito que pudermos.

O skoob, uma rede social para leitores, promove uma troca desses livros. Cada usuário tem uma estante, com livros lidos, não lidos, marcados como “tenho”, “vou ler”, “desejado”, entre outros status. Sendo assim, criei coragem e disponibilizei alguns de meus livros para troca, dois deles foram Marcada, da P.C. Cast e sua filha Kristin Cast, e A Mansão Hollow, da divina Agatha Christie.

A troca do skoob funciona com créditos, ou seja, posso colocar um crédito como “preço” do meu livro para troca, e uma pessoa interessada me faz uma oferta, me paga o crédito e eu mando o livro para ela pelo correio.

Até aí, tudo bem, mas o meu problema era (e ainda é!): eu não tinha créditos (e nem estava a fim de comprar, pois cada crédito custa R$ 20 e eu preferiria ir numa livraria a trocar um livro por este preço). Mesmo assim, continuei procurando leitores que queriam trocar livros, mas nunca achava nenhum que também quisesse os meus. Até que um belo dia começaram as requisições de livros: consegui fechar um acordo com duas fofas, uma de São Paulo e outra do Rio de Janeiro. Elas também não tinham créditos, e estavam na mesma situação que eu. Qual a solução então?

Combinamos de trocar livro X livro! Isso mesmo, eu escolhi Cowboys & Aliens, do Scott Mitchell Rosenberg e outros (graphic novel do filme) para trocar com A Mansão Hollow e A Hospedeira, da Stephenie Meyer para trocar com Marcada. Trocamos os endereços, enviamos os livros e, num intervalo de apenas uma semana, mais ou menos, meus livros chegaram! E a melhor parte é a mesma sensação familiar de quando compramos um livro novinho na livraria!


 


Para as pessoas que ainda não trocaram livros pelo skoob, digo algumas coisinhas:
  • Vale a pena, porque lá no site vocês encontram pessoas como vocês, que amam ler e que querem compartilhar essa felicidade com outras pessoas;
  • Escolham bem, vejam se a pessoa já fez trocas, procurem saber se ela tem afinidade de leitura com vocês, pois assim fica mais fácil de achar livros que vocês queiram;
  • Leitores são pessoas honestas (digo isso por experiência própria). Vocês vão ver que elas irão enviar um livro se vocês também enviarem um (e melhor ainda: em ótimas condições, por leitores amam proteger seus livros).

Trocar livros é, sem dúvida, uma das melhores experiências que já tive. É claro que doi um pouco ver seu livro sendo despachado pelo correio para outra pessoa, mas pensem que outras pessoas vão sentir a mesma coisa que você sentiu ao ler o livro, e isso vai trazer a vocês uma enorme esperança.


Para quem quer entender melhor as regras de trocas do skoob, aqui estão alguns links:

Boas trocas!
XOXO,
Brunna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário